Características do Relevo

 

O Estado de Santa Catarina pode ser delineado com base em seu relevo, apresentado, dessa forma, cinco grandes paisagens naturais: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto, o Segundo Planalto e o Terceiro Planalto. O município de Porto União ocupa parte do extremo norte do Segundo Planalto e Terceiro Planalto, entre o Rio Iguaçu e a Serra da Esperança.

 

O Segundo Planalto, em Santa Catarina, compreende a região com posta por rochas sedimentares (resultantes da compactação de sedimentos ou pequenos fragmentos de rocha) da Era Paleozoica (entre 590 e 230 milhões de anos atrás), caracterizando-se por apresentar relevo bastante acidentado e altitude variando em torno de 800m, chegando a 735m na planície de inundação do Rio Iguaçu.

 

O Terceiro Planalto catarinense apresenta o grande derrame de lavas, da Era Mesozoica (entre 230 e 65 milhões de anos atrás), que depois de endurecidas formaram a rocha magmática denominada basalto. Esta rocha, ao se decompor, forma um solo muito fértil conhecido como terra roxa, que é ótimo para a agricultura. Outra rocha que ocorre no Terceiro Planalto é o arenito Botucatu, rocha sedimentar formada pela compactação da areia de origem eólica.

 

No município de Porto União, as rochas basálticas, acham-se recuadas para oeste, reflexo da presença do vale do Rio Iguaçu. O depósito do arenito Botucatu encontra-se protegido pelas rochas basálticas, em alguns morros, destacando-se na região as escarpas com paredes íngremes. Estas escarpas, em muitos pontos, sejam por consequência da ação do homem, ou pela ação das chuvas, sofrem desabamentos.

 

Contudo conclui-se que o relevo do município de Porto União é modelado a partir dos tipos de rochas que apresenta, sendo mais acidentado em locais onde há rochas mais frágeis e se desintegram mais facilmente, e mais plano onde há o depósito desses pequenos fragmentos de rocha (sedimentos), como na planície do Rio Iguaçu. Certamente esses sedimentos são da Era Cenozoica e datam de 65 milhões de anos atrás até os dias atuais.

 

Mais União

www.maisuniao.com.br

01/06/2013 12:06