Características Hidrográficas


No Município de Porto União, a rede hidrográfica é diretamente influenciada pela Serra Geral. Fazendo assim com que suas águas corram em direção ao Norte para posteriormente irem em direção ao Oeste. Entre as serras que norteiam, ou seja, direcionam as bacias hidrográficas da região, podemos destacar: Serra do Espigão, Serra da Esperança, Serra da Taquara Verde, Serra Comprida do Tamanduá.

 

Entre os principais rios do município destacamos o Rio Iguaçu e o Rio Timbó. Sendo que o Iguaçu é navegável em todo o seu percurso que tange o município, e ainda servindo como elo navegável no sentido jusante até Porto Vitória e montante até Porto Amazonas. Vale a pena destacar que o rio Iguaçu, desde a foz do Rio Timbó, até União da Vitória, é o marco fronteiriço entre Santa Catarina e Paraná. Já o Rio Timbó é o segundo maior rio do município, porém sendo navegável de sua foz (no Rio Iguaçu), até o distrito de Santa Cruz do Timbó. 

 

Damos destaque também a esse rio por fazer divisa entre o nosso Município e o Município de Irineópolis-SC. Entre esses rios é formado o que chamamos de Vale do Iguaçu, proporcionando áreas poucos acidentadas e bastante propícias à agricultura. Quanto ao restante da rede hidrográfica do município, podemos afirmar que estão distribuídas entre os vales das serras, correndo em todas as direções da rosa dos ventos, mas que inevitavelmente terão seu deságüe, direta ou indiretamente, no Rio Iguaçu.

 

Devido ao relevo acidentado, esta porção hidrográfica do interior do município é totalmente impraticável à navegação, tendo seus leitos bastante pedregosos e com pouca profundidade. Porém, esta malha hidrográfica é bastante rica, composta por pequenos rios e inúmeros córregos, possibilitando com que chuvas ocasionais avolumem e transbordem facilmente seus leitos. Entre os rios secundários do município podemos dar destaque: o Rio Bonito, o qual tem corno sua foz o Rio Timbó. 

 

O Rio Pintado, tendo como direcionador de suas águas a Serra da Taquara Verde, faz com que deságüe no Rio Iguaçu. E o Rio dos Pardos com deságüe no Rio Timbó. Aparentemente a rede hidrográfica de Porto União não apresenta grandes vantagens econômicas. Porém se analisarmos o gradiente dessa malha hidrográfica, formado pelo relevo acidentado do interior do município, podemos afirmar que o município possui um potencial hidrelétrico bastante razoável, possibilitando assim a instalação de pequenas hidrelétricas, sem que provoquem grande impacto ambiental e migração forçada da população circunvizinha, pelo motivo das barragens serem menores do que as de grandes hidrelétricas. 

 

Outro fator econômico importante é o do turismo ecológico, possibilitado pelas diversas cachoeiras existentes no município. Fato este destacado inclusive pelo Guia Quatro Rodas, que além de enaltecer a beleza incomparável das cachoeiras da região, dá destaque ao bom acesso das mesmas comparadas as de outras localidades do país.

Mais União

www.maisuniao.com.br

01/06/2013 12:06