História do Município

 

A partir de 1770, muitos desbravadores estavam à procura dos campos de Guarapuava, intenção que levou, em 1726, o bandeirante Zacarias Dias Corte a descer o Rio Iguaçu.

 

Em 1768, aventurou-se o tenente Domingos Lopes Cascaes, que voltou por ter encontrado sérios obstáculos. 

 

Em 1769, Bruno da Costa Filgueiras desceu o Rio Iguaçu e, no mesmo ano, o Capitão Silveira Peixoto fundou o Entreposto Nossa Senhora das Vitórias que, durante muitos anos, pensou-se ser Porto União da Vitória. Novos estudos feitos em cima de documentos existentes em São Paulo e em Palmas, com uma análise bem apurada, chegou-se à conclusão que tal entreposto situava-se onde hoje está a cidade de Porto Vitória, e não aqui. 

 

Em 1770, o Tenente Cândido Xavier de Almeida e Souza, através do Rio Iguaçu, descobriu Guarapuava. Partindo de Guarapuava, com o objetivo de atingir as Missões, no Rio Grande do Sul, Atanagildo Pinto Bandeira descobriu os campos de Palmas. O povoamento de Palmas exigia que se encurtasse o caminho para transportar o gado até Palmeira. 

 

A solução chegou no dia 12 de abril de 1842, ocasião em que Pedro Siqueira Cortes descobriu um vau no Rio Iguaçu, facilitando a passagem das tropas (gado) e servindo, igualmente, como ponto de embarque e desembarque para quem se valia do transporte pelo rio.

Vau é um determinado lugar do rio onde a água é pouco finda, de sorte que se pode passar a pé ou à cavalo (é um trecho raso do rio). O vau descoberto localizava-se ao lado da atual Ponte Machado da Costa, em União da Vitória. Este é o motivo do primeiro nome dado a esta cidade, Porto da União. Nasceu a cidade.

 

Nessa época, foi aberta uma picada para Palmas e o gado que era transportado até Palmeira passava, sempre, pelo vau. Em 1855 o nome da localidade foi mudado para Porto da União da Vitória. O primeiro morador da localidade era Prudente de Brito, Prudentão, como era conhecido. Depois vieram Antônio Joaquim Castilho e Ana Castilho (os velhos Guaraús), mais João Antônio do Espírito Santo e sua mulher Guilhermina da Trindade.

 

Mais União

www.maisuniao.com.br

01/06/2013 12:06