Antiocho Pereira
25/11/1930 – 30/04/1933
Antiocho Pereira nasceu em Paranaguá, Estado do Paraná.
Contraiu matrimônio com Dona Maria Huergo, com qual teve 04 filhos: Ariosto, Renato, Jandira e Flora, Iolanda e Epaminondas.
Diplomado e, Farmácia no Rio de Janeiro. Veio residir em Porto União da Vitória e depois em Cruz Machado, onde tinha uma farmácia de 1912 a 1925.
Mudando-se para Cruz Machado – PR (1918), Antiocho Pereira percorreu as vilas e estradas vicinais, para como farmacêutico, médico e enfermeiro, administrar medicamentos, em função da “gripe espanhola”, que deixou um traço fúnebre no mundo.
Em 1925m transferiu sua residência para União da Vitória.
Pessoa culta, que tinha no habito da leitura e do estudo, seu lazer e vida, possuía uma das maiores e melhores bibliotecas das duas cidades.
Dedicou-se também ao jornalismo, enfocando assuntos agrícolas com grande conhecimento.
Um dos fundadores do “União Esporte Clube”, via no esporte, um elemento de educação social.
Realizou o primeiro ajardinamento da Praça Hercílio Luz.
Em 1931, inaugurou as obras no Cemitério Municipal.
Foi condecorado, pelo Governo da Polônia, com a Medalha de Mérito, por relevantes serviços prestados na antiga colônia de Cruz Machado (hoje Município de Cruz Machado), de onde também recebeu o Titulo de Cidadão Honorário,tendo ainda, em demonstração de gratidão dos colonos desta terra, recebido uma casa em União da Vitória, para morar com sua família.
Em 04 de outubro de 1930 foi nomeado Superintendente do Município de Porto União, pela Junta Militar Revolucionária, sendo empossado em 25 de novembro de 1930, posto que ocupou até 30 de abril de 1933.