Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo
Falar de Porto União é falar de história, cultura, desenvolvimento e união. Sempre de mãos dadas com sua cidade irmã, União da Vitória, é referência contagiante de beleza natural e de preservação da memória de dois estados limítrofes (Santa Catarina e Paraná), que tem potencial de sobra para desenvolver diversas atividades. A história da cidade começa com a Guerra do Contestado, quando aconteceu a divisão de terras entre Paraná e Santa Catarina, e até hoje traz um perfil de crescimento constante, baseado em suas diversas atividades econômicas.
Foi pelos trens que passavam na Estação Ferroviária que o desenvolvimento da cidade começou. Junto com vários prédios históricos, uma das construções mais importantes do município é a Estação Ferroviária, que marca a divisa as Gêmeas do Iguaçu. A Estação Ferroviária está localizada bem no centro da cidade e abriga a Câmara de Vereadores de Porto União e atividades culturais. Neste local, o visitante pode ficar, pelo menos por alguns instantes, com um pé no Paraná e outro em Santa Catarina. O que também chama a atenção no centro da cidade é a fonte luminosa (chafariz) localizada na Praça Hercílio Luz. Além de um espetáculo de luzes, ela chama a atenção pela sua beleza e também porque ela é o símbolo que representa a cidade. Todos estes encantos são o cenário da festa do Steinhaeger e do Xixo.
A natureza foi generosa com Porto União, pois suas paisagens naturais são as mais belas da região. O Rio Iguaçu, que contorna toda a cidade, dá um encanto especial e o potencial hídrico presenteia o interior do município com dezenas de lindas cachoeiras.
Mas o melhor de Porto União é, com certeza, o seu povo. A cidade possui uma diversidade étnica que com características diferentes formam um povo acolhedor, alegre, trabalhador e simpático.
Venha nos visitar. Aqui você vai se sentir em casa!