Astrogilda de Mattos
Nasceu em Curitiba no dia 24 de junho de 1917, filha de Anacleto Pompeo de Mattos e Floriza Dias de Mattos. Ainda criança, veio para Porto União da Vitória, nos braços de sua mãe, foi batizada, crismada e fez a 1ª comunhão na Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias. Os pais de Astrogilda amavam nossas cidades e delas fizeram o seu berço eterno.
Astrogilda cursou a 1ª e 2ª séries do curso primário no Grupo Escolar Professor Balduino Cardoso, de Porto União. Cursou a 3ª e 4ª séries do curso primário no Grupo Escolar Professor Serapião, tendo concluido o curso primário em União da Vitória. Cursou o fundamental e escola normal no Colégio Santos Anjos. Diplomou-se como Professora Normalista em 10 de dezembro de 1936. Recebeu o diploma de Especialista em Supervisão e Currículo de 1º e 2º Graus, do PABAE, em Belo Horizonte-MG, onde permaneceu de 1965 á 1966.
Em 1970 ingressou no Curso de Geografia da FAFI, recebendo o Diploma em 1973, tendo recebido como prêmio o 1º lugar e como honraria, foi agraciada com a Medalha do Mérito do Rotary Club de União da Vitória.
Em 1975, fez o curso de Pós-Graduação na Universidade Federal em Florianópolis, na disciplina de Geografia. Foi professora, pela primeira vez em que lecionou no Grupo Escolar João Jorge de Campos, na cidade de Rio Bonito, hoje Tangará-SC.
Mais tarde foi transferida para Três Barras, para lecionar na 1ª série, na parte da manhã e a tarde lecionava para os alunos do Curso Complementar.
Depois de trabalhar durante 6 anos longe de Porto União e de seus familiares, foi para cá removida, tal era a sua ansiedade de voltar para aqui e ficar.
Passou a lecionar no Grupo Escolar Professor Balduino Cardoso e durante 13 anos permaneceu sempre lecionando para a 3ª série do periodo da manhã.
Foi diretora do Grupo Escolar Professor Balduino Cardoso por 8 anos. Lecionou por 2 anos consecutivos no Colégio São José.
Durante a 2ª Grande Guerra, alistou-se como enfermeira, caso a Nação precisasse dela.
Fez parte da equipe de elaboração dos Estatutos da APAE.
Falar de toda a sua colaboração para com esta terra é pouco para ilustrar a vida desta pessoa que muito fez em pról das comunidades de Porto União e União da Vitória.
Foi a única professora do Estado de Santa Catarina, representante de Porto União, que em 5 de maio de 1985, em plena Praça Pública recebeu juntamente com 21 personalidades do país, 3 condecorações das mãos do Governador Esperidião Amin Helou Filho, a Comenda do Mérito, Anita Garibaldi, pelos seus serviços prestados na educação e demais atividades no Estado de Santa Catarina.
Como 2ª honraria recebeu a Medalha do Mérito por serviços prestados ao seu cargo no Estado de Santa Catarina.
E como 3ª honraria recebeu a Medalha do Mérito e Diploma de Produtividade Funcional no Estado de Santa Catarina.
Em 1986, no mês de dezembro, recebeu do Corpo Docente do Colégio Estadual Cel. Cid Gonzaga, uma Placa de Prata, como reconhecimento dos serviçoes prestados ao Colégio.
Astrogilda dedicou dos 50 anos de magistério, 44 anos aos Municipios de Porto União e União da Vitória.
Em 1987 recebeu o Título de Cidadã Honorária de União da Vitória.
Em 1993 recebeu o Título de Cidadã Honorária de Porto União.
Faleceu em 8 de novembro de 2012, aos 95 anos.