Fernando Adão Rossa
Nasceu no dia quatorze de novembro de um mil novecentos e dezessete na comunidade de Santa Maria do Erval, São Lourenço - RS, filho de José Rossa e Maria Gesler Rossa.
No curso primário, nas 3 primeiras séries estudou na língua alemã e a 4ª série estudou na língua portuguesa.
Começou a trabalhar muito cedo, aos 16 anos era ferreiro; ajudou na construção da BR 116 como Chefe de Equipe; auxiliou na construção da Usina Hidrelétrica de Santa Maria do Erval.
Casou-se com 21 anos de idade com Maria Lucia Konrsts, desta união tiveram os filhos: Alcindo, Litônia, Narciso, Helda, Lucia, Fernando Felício, Marina, José, Pedro, Tereza, Eugênio, Alfredo, Marino e Luis.
No ano de um mil novecentos e quarenta e seis vendeu sua parte na Olaria para o sogro e veio residir em São Miguel da Serra com sua família.
Sempre participou das atividades da comunidade com muita dedicação e amor. Como membro da diretoria da Igreja ajudou na construção da Igreja e a sua família doou a cruz da torre. Colaborou na vinda das Irmãs Franciscanas na comunidade para que também seus filhos tivessem onde estudar. Ajudou nas festas e bailes da região, tendo a iniciativa de fazer a Sociedade Recreativa Cultural de Atiradores de São Miguel da Serra.
Homem empreendedor trabalhava e vendia ferramentas para pessoas do interior e indústrias de toda a região. Teve a iniciativa de abrir um açougue, ainda hoje muito conhecido. Seus netos continuam honrando seu nome e idéias.
Vô Fernando como era conhecido faleceu no dia nove de abril de dois mil e dez com 92 de idade.